SOS Ressecamento

Semana passada peguei uma gripe muito forte, mas muito mesmo, como não pegava a anos. Então, fiquei de cama de segunda a quarta e só quinta comecei a perambular e assim fui melhorando. Com isso, meu cronograma de cuidados foi pro beleléu e a consequência? Um ressecamento MONSTRO. Só quem tem cabelo crespo/cacheado sabe o quanto nosso cabelo precisa de uma rotina de cuidados.

Na sexta feira fiz uma hidrataçãozinha, mas não foi o suficiente para restaurar uma semana de esquecimento, então, lembrei da minha época de pós BC, na qual tive uma ressecamento triste, e o que eu fiz na época? Me joguei nas umectações.

Dessa vez quis experimentar uma coisa nova, e como comprei óleo de rícino a um tempo pra testar (estou testando de várias maneiras antes de trazer a resenha), resolvi fazer um misturão dos óleos que eu tinha aqui e fazer uma umectação de um dia para o outro. E assim fiz no sábado a noitinha.
Usei óleo de rícino, azeite de oliva extra virgem e óleo de coco.


Fiz minha misturinha de óleos, mais ou menos a mesma medida de cada um (olhometro), passei no cabelo depois desembaracei delicadamente e fiz twist/dedoliss, sei lá, uma mistura dos dois, mais pra manter o cabelo em ordem e mais juntinho.

Lavei meu cabelo no domingo a tarde, fiquei praticamente 24 horas com a umectação na cabeça, e na hora da lavagem, eu não desfiz a texturização, pois daquele jeito deu pra lavar o couro cabeludo com o shampoo direitinho. Lavei com shampoo e condicionador normalmente e depois finalizei com o creme de pentear Dove com óleo de argan, pois queria um creme leve. Não passei aquela montoeira de creme necessária pra definir absolutamente cada cacho não.

Gente, meu cabelo está tão sedoso e macio, nunca, desde meu BC tive um toque tão gostoso, leve sabe? Hoje ele não está definido, pois não usei creme suficiente, como disse usei um creme leve, mas estou encantada com a sedosidade, juro! Ah, e não pesou viu?

As bonitas que têm cabelo liso e estão precisando de um sos, recomendo fazer essa misturinha e passar no comprimento e pontas. Não deixem de um dia para o outro. Vai pesar um pouco, mas no caso de vocês depois de duas lavagens o cabelo já estará normal e sedoso.

Falo pra caramba né? Mas me sinto conversando com vocês quando estou escrevendo.
Espero que tenham gostado.
Bjo bjo,
Pati.

21 comentários:

  1. Patrícia, simplesmente amei seu blog. Ainda não descobri se você já contou a história de sua transição, afinal você tinha um cabelo liso lindo e resolveu voltar aos cachos (lindos também). Esse não era o meu caso! Meu cabelo liso estava todo quebrado e sem vida. Fica a curiosidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscyla... Contei um pouquinho, mas vou fazer um vídeo em breve...

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigada! A intenção é ajudar sempre!

      Excluir
  3. Adorei o post flor, otimas dicas aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá,me ajuda!!
    meu cabelo esta mega hiper ressecado, às pontas estão horrorosas, tem vez que os dois ficam parecendo esponja de aço. Ah meu cabelo e liso. Vc me indica fazer isso aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu usava meu cabelo liso eu fazia também, esse mix de óleos dá uma super nutrida, porém em cabelos lisos dá uma pesada, indico sim, mas faça em época que não vai sair muito de casa, pois no seu caso o peso do óleo só vai sair depois da segunda ou 3 lavagem :)

      Excluir
    2. Franciane pode fazer sim mas para não pesar seu cabelo, na hora de lavar passa 1º uma mão de shampoo antí-ressiduos e depois lava com outro shampoo de costume e não se esqueça é claro de hidratar com uma ótima máscara própria para seu tipo de cabelo.

      Excluir
  5. Ei Pati, amei suas dicas, e usei semana passada, o oleo de ricino misturado no oleo de Argan, pois não encontrei oleo de coco. Meu cabelo ficou maravilhoso, e sem as horrorosas pontas duplas. O problemas é so o cheiro mesmo. Estou usando tbm monovim A, pra ver se ajuda crescer.
    Abraços, sempre grata - Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o carinho, e fico feliz em ajudar de verdade.... Bjão!!!

      Excluir
  6. Ei Pati, amei suas dicas, e usei semana passada, o oleo de ricino misturado no oleo de Argan, pois não encontrei oleo de coco. Meu cabelo ficou maravilhoso, e sem as horrorosas pontas duplas. O problemas é so o cheiro mesmo. Estou usando tbm monovim A, pra ver se ajuda crescer.
    Abraços, sempre grata - Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está dando certo!!! Bjão.

      Excluir
  7. oi pati meu cabelo e loiro platinado faz efeito essas misturinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... O loiro sempre resseca né???

      Excluir
  8. pati, eu estou usando o óleo de rícino, e coloco sempre na hidratação ou faço umectação, meu cabelo é cacheado e com luzes e eu uso alguns reparadores de pontas como finalizadores, tem problema eu por exemplo fazer uma umectação lavar direitinho com shampoo e depois para finalizar eu passar meu reparador de pontas? eu uso sempre O Monoi e Argan da nativa spa da boticário. obrigada desde já e beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema nenhum... Passe o reparador antes do creme sem enxague :)

      Excluir
  9. Paty minha linda... estou fazendo umectação duas vezes na semana.. faço na terça e tiro na quarta apos completa 24 hrs, e faço no sábado e tiro no domingo apos completar 24 hrs.. meu cabelo não é oleoso é cacheado e não tem química, além de luzes, estou com medo de estar exagerando o que você acha? beijoos e obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc só vai estar exagerando se seu cabelo não estiver precisando disso, caso contrario se ele estiver precisando mesmo de um sos faça até ele melhorar.,...

      Excluir
  10. Olá Pati, sou de Salvador, mas estou morando em Pernambuco há 1 mês. O clima daqui é super quente e está deixando meu cabelo bastante ressecado. Comecei a pesquisar no google uma solução para este bendito ressecamento, qndo encontro seu blog!! Nossas este post caiu como uma benção para mim pq está muitooo explicativo... sempre usei o cabelo relaxado com quanidina então dececi deixar natural. Minha trasição foi usando tranças afro por 4 meses e há 2 meses decidi deixar o cabelo natural... fiz logo o BC! Agora estou toda perdidinha...Mas agora não perco mais nenhum post! Seu cabelo está lindoooo!! Parabéns!
    Estou apaixonadaaaa pelo seu blog!!!
    Não conhecia umectação... já comecei hj e pretendo não perder mais... faço nutrição e hidratação de maizena e gosto muito!
    vou continuar seguindo suas dicas!!! Ótimo trabalho! Obrigada

    Prazer imenso em conhecê-la!

    ResponderExcluir