Ressecamento pós BC. Como lidar?

Oi gente tudo bem? Hoje quero entrar mais a fundo num assunto específico, o ressecamento pós BC. Vez ou outra aparece uma menina inbox no FB ou aqui, com algumas duvidas e outras até desesperadas com esse ressecamento que surge logo que fazemos o BC (grande corte onde retira-se toda química do cabelo).
Bom, falarei da minha experiencia e sei que muitas meninas passaram ou estão passando por isso, logo, se você passou por essa fase sem ter essa experiência, sinta-se privilegiada!

Como já disse nos dois vídeos que falei um pouco sobre o assunto, a transição pra mim não foi nada agradável. Eu mal conseguia me olhar no espelho com toda aquela raiz espigada, quem dirá ter um cronograma, uma rotina de cuidados. O máximo que eu fazia era as vezes no banho, passar uma máscara e olhe lá. Com 3 meses de transição, cortei meu cabelo chanel, pois a intenção era "facilitar" uma possível escova quando eu quisesse sair de casa com uma cara mais decente. O que aconteceu foi que meu cabelo só viu a tal da escova no dia do corte somente. Então, insatisfeita com minha aparência e o desânimo pra tratar, um mês depois de cortar chanel, resolvi fazer meu BC, mesmo sabendo que iria ficar curtíssimo.

Minha grande surpresa foi como meu cabelo reagiu depois do corte, um ressecamento absurdo aconteceu e eu não sabia como lidar, meu cabelo ficou áspero, seco, duro mesmo sabe? Chegava a espetar, e depois que secava quase toda definição se perdia. Levei um susto, pois sempre que cortava o cabelo, ele ficava uma delícia, super macio e era pra ser assim, é o cero! E não aconteceu.
Primeira coisa a se fazer é não entrar em pânico, sei que é difícil, mas como eu estava certa das minhas decisões eu mantive a calma e comecei a pensar no que fazer.

Tudo pra mim era novidade. O ressecamento, a nova textura, o novo comprimento, tudo! E pra melhorar minha situação, dali a 10 dias eu estava com viagem marcada pra praia!!! O terror do cabelo ressecado. Ânimos controlados, comecei a pesquisar profundamente sobre a importância do cronograma capilar, e tentar entender o que meu cabelo precisava exatamente.

Antes da viagem, comecei minha rotina H, N, R, mas eu não tinha muito tempo pra isso e na situação que meu cabelo estava, eu já sabia que não conseguiria controlá-lo para a viagem.
Lá na praia, eu tinha em mãos um bom finalizador (O tradicional do BN), um creme de hidratação, um pra nutrição e azeite. Nesse tempo percebi que usar shampoo no meu cabelo somente quando iria usar máscara já fazia grande diferença (mesmo não sendo adepta a rotina low/no poo). Como em janeiro choveu bastante, não era todos os dias que eu saia de casa, então sempre que eu estava sem fazer nada, pegava uma porção de azeite num copo descartável e começava a enluvar azeite no meu cabelo e deixava meu cabelo com essa umectação até a hora de lavar ou de um dia para o outro.

Comecei a perceber, que uma coisa que eu fugia quando usava meu cabelo liso (óleos mais encorpados e pesados), estava fazendo grande diferença agora no meu cabelo naturalmente crespo. Quando voltei pra casa, investi em alguns cremes mais "potentes" como o da Bioextratus por exemplo, e redirecionei meu óleo de coco (que eu bebia) para os cuidados com meus cabelos.

Aos poucos comecei a notar o efeito que cada etapa do cronograma surtia no meu cabelo e com isso ficou mais fácil definir o que ele precisava no momento. Sendo assim, digo que não existe uma regra a ser seguida, com o tempo, você consegue perceber o que seu cabelo "quer". Mas, o principal de tudo, foi minha insistência em inundar meu cabelo com óleo, umectação na minha vida era fato consumado no mínimo 2 vezes na semana e gente, vale a pena. Nunca vou cansar de dizer que cabelo crespo ama um óleo!

Abaixo vou listar alguns tópicos a serem levados em consideração por quem está vivenciando essa fase:

  • Você não é um caso a parte, esse ressecamento absurdo pós BC é mais natural do que se pode imaginar;
  • Intensifique seu cronograma. Se você ainda não faz, comece imediatamente. Ele faz toda diferença;
  • Esteja atenta no que seu cabelo precisa na hora de optar por H, N ou R. Se você ainda não tem sensibilidade pra isso, preste um pouco mais de atenção que já já você entenderá;
  • Cabelo crespo AMA um óleo. Abuse das umectações, use óleo nas finalizações, no creme de nutrição, enfim, basicamente ele será o responsável por resgatar seu cabelo;
  • Evite shampoo toda vez que for molhar o cabelo, opte por shampoos mais suaves e hidratantes e use-os quando for usar máscara somente;
  • Invista em bons finalizadores, mais encorpados e hidratantes. Esses mais leves e ralinhos só vão deixar seu cabelo um fuá depois de seco;
  • Um borrifador contendo uma mistura de água e creme sem enxague vai virar seu melhor amigo na hora de arrumar seu cabelo de manhã;
  • E o principal: Ame e aceite seu crespo, seu frizz e desencane de perfeição. Nosso cabelo tem personalidade própria, isso que o torna tão sensacional.
A pergunta que não quer calar. Pati, quanto tempo seu cabelo demorou pra ficar "normal"? Meu cabelo tem os fios naturalmente mais secos no comprimento, mas hoje em dia é um "seco macio", ele não espeta mais e sua definição continua ali depois que ele seca. Pra tirar aquela textura espigada e que espetava, demorou uns 2 meses... Foram dois meses de tratamento intenso.
Hoje em dia eu uso máscara em média 2 vezes na semana, e o shampoo continua nesse ritmo. Umectação só quando sinto ele mais ressecado que o normal. Nessa época a técnica LOC ajuda e muito também.
Aprendi a amar e a lidar com meu frizz e a única coisa que tenho certeza é que essa foi uma das decisões mais felizes que tomei ultimamente e que cabelo crespo "cobra" cuidado, se você não cuidar, ele te manda a conta!

Espero que vocês tenham gostado e eu tenha ajudado, em breve eu volto pra papear mais sobre esse assunto...
Bjo bjo,
Pati.

11 comentários:

  1. Eu amoooooo, o seu blog, e seu videos! Meu cabelinho é 4c, e tem uns 4, 3 dedos de raiz natural e ta ficando muito dificil cuidar dele pq a parte lisa ta enrolando muito e muito elástica ta saindo na mão, ainda não fiz o bc por covardia mesmo de não conseguir arrumar um emprego, acabei de sair do ensino médio e taus, Universidade, família que não apoia, e é muita coisa! Mais to decidida que tenho que fazer o BC para as hidratações e nutrições darem mais resultado, parece que estou desperdiçando produto tentando deixar a parte que eu não quero mais hidratada e nutrida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada uma tem seu tempo... Gere o bc no seu coração primeiro, pois quando vc fizer, não terá tanto peso e estará mais forte pra enfrentar certas dificuldades como esse tipo de ressecamento, por exemplo. A parte de embaraçar melhora depois do bc. E amiga, por experiencia própria, melhor um curtinho bem cuidado do que um cabelo com duas texturas que por mais que vc cuide, sempre te deixará com um 'ar' de relaxada.
      Obrigada pelo carinho, espero poder ajudar sempre :)

      Excluir
  2. Gostei muito do post.Já fiz o BC há um tempo, mas noto que em alguns períodos meu cabelo fica extremamente difícil de pentear... Super vazio, sem definição e bastante ressecado. Já fazia umectação uma vez por semana, vou passar a fazer 2 ou 3 vezes. Gosto muito do resultado. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, intensifique as umectações e varie nos óleos... Teste outros jeitos de finalizar, como a técnica loc por exemplo... Uma coisa tem que dar certo!

      Excluir
  3. Nossa Pati boas dicas, eu parei de passar produtos de relaxamento porque agora quero eles natural, sem química, mas está super hiper seco e não está aceitando nenhum creme =( eu não cortei ainda por dó, mas vou cortar para tirar a parte com o restante da química e iniciar esse tratamento intensivo. Meus cabelos são bem volumosos e secos desse jeito estão uma juba só... eu estava pensando em até fazer progressiva na raiz ou permanente para ver se dava jeito, mas é melhor optar pelo natural do meu pixaim rs

    Beijão o/

    ResponderExcluir
  4. Nossa Pati, obrigado pelas dicas. O meu cabelo está super hiper mega seco, eu resolvi parar de passar o relaxamento e agora está horrível, muito seco, muito frizz e muito volumoso, eu ainda não cortei para tirar o restante da química que tem por dó, mas acho que farei isso. Estava pensando em fazer progressiva na raiz ou permanente,porém com essas dicas acho melhor continuar nesse meu projeto ao natural rs
    Vou começar esse tratamento intensivo o mais rápido possível, até pq meus cabelos não estão aceitando nenhum creme ¬¬

    Beeeijo o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoooooro quando azamiga comenta aqui????? Agatha seu cabelo é lindo!!! Cuide direitinho, corte aos poucos e aceite a desordem organizada que nosso cabelo é! Cuide, dá trabalho, mas vale a pena ser livre das químicas :)

      Excluir
  5. oiee. eu digitei um comentário MEGA extenso.. porém internet caiu e apagou tudo :( //então agora serei breve, só queria dizer obg por este post, e se vocÊ podia me ajudar.. pois além de eu estar cm este ressecamento (msmo cuidando) eu tenho outro problema, GRANDE PROBLEMA, pois estou só com duas semanas de BC, então eu faço hidratação de noite, meu cabelo fica todo bonito, porém, eu durmo, amassa tudo, fica sem definição de cachos.. ae tenho que lavar ele de novo pela manhã =/ vc teria alguma dica para me dar?? pois, só achei dicas para cabelos grandes.. e eu não gosto de molhar meu cabelo todo dia! obg desde já <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga, essa questão do ressecamento é tensa, e sem querer te desanimar.. Day after bom, só com um temponho, mas vc pode melhorar fazendo dedoliss e/ou usando um borrifador com agua e creme de pentear pela manhã só pra "acordar" seu black, assim vc dá uma definida, sem molhar a raíz... Paciência amiga...

      Excluir
  6. Fiz o meu BC hoje e assustei com esse ressecamento!!! *o* Seu post foi de grande valia Pati! Ainda não conheço o meu cabelo, pois minha mãe relaxava desde os meus 7 anos e nos últimos 10 anos fiz escova definitiva. Fiquei sem química durante seis meses e tomei coragem e cortei! Estou muito feliz *u* e agora quero cuidar e me manter sempre NATURAL!

    ResponderExcluir